Indica-se realizar tal processo de filtragem sempre que você não tiver certeza quanto à fonte do óleo combustível com o qual serão abastecidas suas máquinas.
Antes de fundirem, os motores dão sinais de problemas que você pode resolver preventivamente, dentre os sintomas de contaminação do óleo diesel estão:
- Falhas no motor;
- Diminuição na potência;
- Consumo de combustível aumentado;
- Redução na Rotação por Minuto (RPM);
- Fumaça;
- Falhas na partida;
- Falhas no ciclo do motor ou na velocidade reduzida;
- Ruídos no motor;
- Falhas no ponto morto, entre outros.
Em todos esses casos, a realização de diálise de óleo diesel pode reduzir ou eliminar totalmente a fonte do problema, ou seja, a contaminação do óleo.
A limpeza dos óleos, e seu consequente reaproveitamento, reduzirá significativamente os custos com manutenção, além de expandir a durabilidade dos equipamentos e a vida útil do combustível, outra vantagem é que a manutenção da qualidade do óleo permite que ele opere em condições ótimas, diminuindo o impacto ambiental e a pegada ecológica da empresa.
Análises periódicas do óleo devem ser realizadas a fim de garantir que o suprimento de combustível não vai causar danos aos motores de modo a reduzir sua vida útil e sua capacidade de trabalho. Qualquer comprometimento do funcionamento dos motores, nesse caso, pode acarretar prejuízos significativos também ao processo produtivo.